Um grupo de policiais foi flagrado jogando homem de cima de ponte na zona Sul de São Paulo
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, determinou o afastamento imediato dos policiais militares que jogaram um homem de cima de uma ponte durante uma abordagem em São Paulo.
Derrite publicou um vídeo em uma rede social na manhã desta terça-feira (3). “ações isoladas como essa não podem denegrir a imagem de uma instituição que tem quase 200 anos de bons serviços prestados para a nossa população no estado de São Paulo. Não vamos tolerar nenhum tipo de desvio de conduta de nenhum policial no estado de São Paulo”, afirmou.
Um grupo de policiais foi flagrado jogando o homem de uma ponte na zona Sul de São Paulo. O caso teria ocorrido na região de Cidade Ademar, na madrugada desta segunda-feira (2).
O secretário ainda afirma que a “ação não encontra respaldo nenhum dos procedimentos operacionais da Polícia Militar”.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar repudia veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes públicos. Leia abaixo na íntegra:
“A Polícia Militar repudia veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes públicos no vídeo mostrado. Assim que tomou conhecimento das imagens, a PM instaurou um inquérito policial militar (IPM) para apurar os fatos e responsabilizar os policiais, que foram identificados e afastados. A instituição reitera seu compromisso com a legalidade, sem tolerar qualquer desvio de conduta”.
Entenda o caso
Nas imagens, é possível ver um policial pegando uma moto que está no chão e levantando. Outros dois agentes se aproximam. Depois, o primeiro PM encosta a moto perto da ponte. Na sequência, um quarto policial militar chega trazendo o homem. Ele se aproxima da beirada da ponte, segura o homem pela camiseta e o joga no rio.
De acordo com apuração da CNN, o homem jogado seria um motociclista que teria fugido de uma abordagem da PM em Diadema, no ABC. Os policiais que aparecem nas imagens pertencem ao 24º Batalhão de Diadema.
Outro vídeo que circula nas redes sociais mostra um corpo, com uma camiseta igual a do homem jogado pelo PM, boiando no mesmo rio. Ainda não há confirmação de que se trata da vítima.
O Ouvidor das Polícias de São Paulo informou que tomou conhecimento das imagens e pediu acesso às câmeras corporais dos PMs envolvidos na ocorrência, assim como o afastamento de todos eles das funções.
Fonte: G1