• qui. nov 21st, 2024

News Dourados

Site de Notícia e Mídia

O que é uma cúpula de calor e quanto tempo pode durar?

ByNewsDourados

jul 10, 2023

Uma cúpula de calor ocorre quando uma região persistente de alta pressão retém o calor sobre uma área.

A cúpula de calor pode se estender por vários estados e durar de dias a semanas, deixando as pessoas, plantações e animais abaixo sofrendo com o ar quente e estagnado que pode parecer um forno.

Heat Dome e o Jet Stream

Normalmente, as cúpulas de calor estão ligadas ao comportamento da corrente de jato , uma faixa de ventos rápidos na atmosfera que geralmente corre de oeste para leste.

Normalmente, a corrente de jato tem um padrão de onda, serpenteando para o norte e depois para o sul e depois para o norte novamente. Quando esses meandros na corrente de jato ficam maiores, eles se movem mais devagar e podem ficar estacionários. É quando as cúpulas de calor podem ocorrer.

Quando a corrente de jato se move para o norte, o ar se acumula e desce. O ar aquece à medida que desce , e o ar que desce também mantém o céu limpo, uma vez que reduz a umidade . Isso permite que o sol crie condições cada vez mais quentes perto do solo.

Se o ar próximo ao solo passar por cima das montanhas e descer, pode esquentar ainda mais . Esse aquecimento descendente desempenhou um grande papel nas temperaturas extremamente quentes no noroeste do Pacífico durante um evento de cúpula de calor em 2021 , quando Washington estabeleceu um recorde estadual com 120 graus Fahrenheit (49 graus Celsius) e as temperaturas atingiram 121 graus Fahrenheit na Colúmbia Britânica em Canadá, superando o recorde canadense anterior em 8 graus Fahrenheit (4 graus Celsius).

Cúpula de calor
Cúpulas de calor envolvem áreas de alta pressão que retêm e aquecem o ar abaixo.NOAA

O impacto humano

Cúpulas de calor normalmente persistem por vários dias em qualquer local, mas podem durar mais. Eles também podem se mover, influenciando as áreas vizinhas ao longo de uma ou duas semanas. Previa-se que a cúpula de calor envolvida na onda de calor de junho de 2023 no Texas e no México se expandiria mais profundamente no sudoeste e no centro-sul dos EUA.

Em raras ocasiões, a cúpula de calor pode ser mais persistente. Isso aconteceu nas planícies do sul em 1980 , quando cerca de 10.000 pessoas morreram durante as semanas de forte calor do verão. Também aconteceu em grande parte dos Estados Unidos durante os anos do Dust Bowl da década de 1930.

Uma cúpula de calor pode ter sérios impactos nas pessoas porque o padrão climático estagnado que permite que ela exista geralmente resulta em ventos fracos e aumento da umidade. Ambos os fatores fazem com que o calor pareça pior – e se torne mais perigoso – porque o corpo humano não é tão resfriado pelo suor.

O índice de calor , uma combinação de calor e umidade, é frequentemente usado para transmitir esse perigo, indicando como a temperatura será sentida pela maioria das pessoas. A alta umidade também reduz a quantidade de resfriamento à noite. As noites quentes podem deixar as pessoas sem ar-condicionado incapazes de se refrescar, o que aumenta o risco de doenças causadas pelo calor e mortes. Com o aquecimento global, as temperaturas também já estão mais altas .

Um dos piores exemplos recentes dos impactos de uma cúpula de calor com altas temperaturas e umidade nos EUA ocorreu no verão de 1995 , quando cerca de 739 pessoas morreram na área de Chicago em cinco dias.

William Gallus é professor de ciência atmosférica na Iowa State University, onde pesquisa fenômenos atmosféricos de pequena escala, especialmente tempestades e suas chuvas.

Fonte: Howstuffworks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *