O clima refere-se às condições médias e padrões de longo prazo de uma região, incluindo a temperatura, a umidade, a precipitação e os ventos. Já o tempo é a condição atmosférica atual em um determinado local e momento.
São vários fatores que influenciam e desempenham um papel fundamental na determinação do clima de uma região. Entre eles, destacam-se: a radiação solar, a topografia, as correntes oceânicas, a latitude, a altitude e os efeitos das massas de ar. Esses elementos interagem de maneira complexa, criando os diferentes tipos de clima observados em todo o mundo.
Segundo a Defesa Civil de Dourados a previsão é que as temperaturas continuem amenas e que o tempo abra a partir da sexta feira 2. O News Dourados perguntou a Defesa Civil por que as previsões divulgam alerta de tempestade e as mesmas acabam por vezes não acontecendo! O Coordenador, Rodrigo Vitorino da Cruz explica que a previsão do tempo não é uma ciência exata, devido ao fato de que os sistemas que influenciam o tempo meteorológico são muito instáveis. Os portais que emitem os alertas meteorológicos trabalham com a possibilidade da ocorrência da adversidade, mas como a meteorologia não é uma ciência exata, é uma previsão, não uma certeza.
Ainda sobre os cuidados e a prevenção que as pessoas precisam aderir em meio a possíveis catástrofes. A Defesa Alerta que o princípio é nunca enfrentar a natureza, sempre procurar o abrigo adequado. Nunca se abrigar embaixo de árvores em caso de chuva, nem enfrentar enxurrada e correnteza. Procurar estar abrigado do vento e do sereno em caso de declínio acentuado de temperatura.
Os alertas são macrorregionais, a importância da equipe de monitoramento reside na observação e interpretação das imagens de satélite em tempo real e dos dados apontados pelos modelos de previsão meteorológicas para decidir as providências a serem tomadas no caso das condições constantes nos alertas se configurarem na nossa região.
A previsão do tempo é uma ferramenta essencial para ajudar as pessoas a se prepararem para as condições climáticas iminentes. Utilizando modelos matemáticos e dados meteorológicos, os meteorologistas são capazes de fornecer previsões para períodos curtos, geralmente de alguns dias a uma semana. Embora não seja perfeita, a previsão do tempo tem melhorado com o avanço da tecnologia.
Por fim, a Defesa Civil é assistida por meteorologistas do CEMTEC – SEMADESC Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do MS – CEMTEC,.
Em caso alerta ligue: (67) 3421-0472 DEFESA CIVIL DOURADOS MS
Créditos: Leandro Silva
Foto: Rodrigo Vitorino da Cruz.