• qui. nov 21st, 2024

News Dourados

Site de Notícia e Mídia

Escolas estaduais são monitoradas em tempo real para prevenir violência e ameaças

ByNewsDourados

abr 13, 2023

Pátios, corredores, portões e demais locais considerados estratégicos dentro das escolas públicas estaduais têm câmeras de videomonitoramento instaladas que funcionam por 24h e são monitoradas o tempo todo em uma grande central chamada de Centro de Operações de Segurança Integrado (Cosi), que faz a mediação com as forças de segurança pública sempre que uma ocorrência é flagrada.

Esse trabalho teve iníco em agosto do ano passado e agora, com a onda de mensagens falsas esparramadas pelas redes sociais sobre possíveis ameaças terroristas, ganhou mais visibilidade e abriu as portas para a mídia pela primeira vez. A central funciona em um imóvel situado na Rua Brilhante, na altura do bairro Vila Bandeirantes, e o acesso é restrito.

O serviço é terceirizado, sendo administrado pela INN Tecnologia ao custo de R$ 1,4 milhão mensal, e conta com uma estrutura de 10 telões que captam imagens em tempo real das unidades de ensino que fazem parte do programa, com o serviço da Google Maps endereçando cada uma. A equipe é composta de 250 pessoas que trabalham em escalas de 12 por 36 horas.

Além do videomonitoramento, também já está em funcionamento o aplicativo de segurança da empresa, chamado de ‘Botão do Pânico’, pelos quais a direção escolar consegue acionar a polícia, bombeiros e outros serviços de emergências apenas apertando um botão. O tempo de resposta varia de cinco a 10 minutos

Dados da empresa apontam que, só no último mês de março, foram computados 7 mil atendimentos, entre visitas técnicas para reparos nos equipamentos, e demaiss serviços. A média em ocorrências varia entre 6 e 7 por mês, todas de baixa gravidade, como furtos e entorpecentes que são encontrados com os alunos.

Das 348 escolas estaduais da rede, apenas 93 ainda não contam com o serviço de videomonitoramento. A explicação para isso acontece por conta da localização dessas, que estão em área rural ou indígenas de difícieis conexão com a internet. O gerente da INN Tecnologia, Vicente Lopes, disse nesta quinta-feira (13) que já há um plano em elaboração para instalação nessas unidades.

Em coletiva de imprensa na quarta-feira (12), o governador Eduardo Riedel anunciou que vai ampliar das atuais 258 câmeras para 1,8 mil até o fim deste mês de abril. Atualmente, cada uma das unidade escolar atendidas pelo programa contam com uma ou duas câmeras, dependendo do tamanho estrutural de cada uma.

Fonte: Enfoque MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *