Uma briga entre o motorista de ônibus e um passageiro na noite de segunda-feira (23), em Campo Grande, deixou todos os demais ocupantes do transporte coletivo em pânico, além de ficarem trancados lá dentro até a chegada da polícia. O caso foi registrado como Vias de Fato na Delegacia de Polícia.
De acordo com o registro, um passageiro reclamou com o motorista da linha 308, que faz o itinerário do bairro Santa Emília, de que ele estava indo muito rápido, fazendo curvas e manobras bruscas e pediu para que fosse mais devagar.
Entretanto, o motorista não gostou da reclamação e passou a xingar o homem, que pulou a catraca e passaram a trocar ofensas. Testemuhas disseram para a polícia que o motorista estava muito nervoso.
Diante da aproximação do passageiro, o condutor parou o ônibus no meio da Rua Panambi Vera, pegou o martelo que usa para verificar os pneus e partiu para cima do agressor.
Os dois começaram a brigar dentro do coletivo com socos e empurrões. Em seguida, outro passageiro também pulou a catrata e tomou o martelo do motorista. Alguns minutos depois, os dois saíram e fugiram a pé.
Já o motorista fechou a porta e passou a ofender os demais passageiros. “O cara que brigou com ele foi embora e a gente ficou dentro. A gente queria descer por causa da confusão, mas o motorista não deixava”, disse o passageiro que filmou a briga.
Dentro dos ônibus estava uma mulher gestante, que ficou muito aflita com o ocorrido. Após a insistência dos demais passageiros, o motorista deixou essa mulher descer e voltou a fechar as portas impedindo os demais de saírem.
“Depois outra mulher começou a passar mal, aí ele abriu a porta para ela passar e quando abriu, outra tentou sair, mas ele fechou a porta e a mulher ficou presa”, detalhou a testemunha.
A Polícia Militar esteve no local. O motorista justificou que começou uma discussão com um passageiro, mas não revelou o motivo. Ainda na sua versão, disse que passou a realizar freadas e curvas bruscas “o que irritou ainda mais o autor e outro passageiro”.
Ao contrário da versão das testemunnhas, o motorista apontou que o passageiro pulou a catraca para lhe agredir e ele então pegou o seu martelo para se defender, apesar disso, foi segurado por um segundo passageiro e agredido com socos.
O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol e está sendo investigado. A polícia deve usar as imagens da câmara de videomonitoramento do ônibus para identificar os passageiros envolvidos.
O Consórcio Guaicurus, responsável pelos ônibus, não retornou as nossas ligações. O espaço segue aberto para a manifestação.
FONTE: ENFOQUE MS