• sex. nov 22nd, 2024

News Dourados

Site de Notícia e Mídia

8 de Janeiro Dia do Fotógrafo: conheça dez imagens marcantes da história

ByNewsDourados

jan 8, 2023

No Dia Nacional da Fotografia, conheça dez imagens que marcaram a humanidade ao longo da história

Dia do Fotógrafo: conheça dez imagens marcantes da história
“O Beijo da Times Square”, conhecido por eternizar o fim da Primeiro Guerra Mundial

Neste dia 8 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia. Para marcar a data a Itatiaia listou dez imagens marcantes da história e o profissional que registrou cada um dos momentos históricos.

Confira a lista em ordem decrescente:

10. Mãe Migrante (1936) – Dorothea Lange

O mais famoso retrato da Grande Depressão Americana da década de 1930. A foto da “Mãe Migrante” retrata Florence Owens Thompson em busca de um emprego para sustentar sua família. Seu marido havia perdido o emprego em 1931, e morreu no mesmo ano. Ela tinha  32 anos de idade e sete crianças para criar. A foto foi obtida pela fotógrafa Dorothea Lange na cidade de Nipono, Califórnia, em março de 1936.

9. Autoimolação (1963) – Malcolm Browne

Em 1955, quando Ngo Dinh Diem se tornou o primeiro presidente do Vietnã do Sul após a independência e divisão do Vietnã, o país com 70 e 90% da população local budista viu um regime pró-católico declarar que todo o país seria país devoto da Igreja Católica. Essa decisão, junto de políticas discriminatórias contra o budismo, gerou um clima de insatisfação popular, até que o monge budista Thích Quảng Ðức ateou fogo em seu próprio corpo em forma de protesto e virou um mártir da resistência à guerra na Ásia.

8. Execução em Saigon, Vietnã (1968) – Eddie Adams

Ganhadora do prêmio Pulitzer de 1969, a fotografia retrata o general Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia nacional vietnamita, a carregar um preso algemado. Loan aponta uma arma para a cabeça do detido e dispara um tiro, enquanto o fotógrafo Eddie Adams dispara a foto. A fotografia marcou a mudança da visão norte-americana sobre o conflito e influenciou a sequência da guerra. Anos depois, o jornalista afirmou ter se arrependido do momento em que eternizou a ação do militar, pois não sabia que o homem detido havia matado diversas pessoas e que o retrato “mataria” a carreira de Loan.

7. Napalm Acidental (1972) – Nick Ut

Imagem feita durante a Guerra do Vietnã, pelo fotógrafo Nick Ut, retrata os horrores do ataque que bombardeou a aldeia de Trang Bang com ogivas à base de napalm, uma substância altamente inflamável. Nick percebeu um grupo de nativos fugindo do bombardeio acidental, vindo da força aerea viatnamita, que ocorreu em uma pequena vila. Entre os atingidos estava a jovem Kim Phuc Phan Thi, aos nove anos, e que gritava: “Nóng quá, nóng quá” (“muito quente, muito quente”).

6. Massacre da Praça da Paz Celestial (1989) – Jeff Widener

O “Massacre da Praça da Paz Celestial” foi um conjunto de atos de repressão do governo da República Popular da China, em 1989. Um grupo de pessoas manifestava a favor da liberdade individual no centro de Pequim, na China, quando tanques de guerra atropelaram todos eles. Alguns estudantes tentaram ajudar os feridos e também foram atropelados. Até hoje não se sabe a quantidade de mortos e feridos. Na foto registrada por Jeff Widener, um garoto tenta parar uma fila de 4 tanques de guerra.

5. Che Guevara: Guerrilheiro Heroico (1960) – Alberto Korda

Enquanto participava de um memorial às vítimas de um atentado a um navio com armas e munições para a então nascente Revolução Cubana, Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como “Che”, ficou imortalizado em uma das fotos mais famosas de todos os tempos. O líder da Revolução participava das homenagens quando teve seu retrato capturado por Alberto Korda. Apesar de Korda ser o autor da foto, o artista irlândes Jim Fitzpatrick foi o responsável por torna-la mundialmente reconhecida, criando uma estampa em monotipia da foto e a colocando em domínio público.

4. O beijo da Times Square (1945) – Alfred Eisenstaedt

“O Beijo da Times Square” ficou conhecida como a foto que representou o fim da Segunda Guerra Mundial e sua verdadeira história causa espanto em muitas pessoas. No contexto da fotografia, um marinheiro beija uma enfermeira logo após receber a notícia de que a guerra havia chegado ao fim. Entretanto, em entrevista à rede CBS, George Mendonsa, o marinheiro, contou que havia voltado recentemente do Pacífico e ficou muito feliz quando descobriu que a guerra havia acabado. Após sair de um bar, alcoolizado, avistou a enfermeira Greta Zimmer Friedman e a beijou a força, na frente do fotógrafo Alfred Eisenstaedt.

3. Menina Afegã (1984) – Steve McCurry

Durante a Guerra do Afeganistão, o fotógrafo Steve McCurry foi contratado pelo National Geographic para cobrir a guerra que assolava o país. Em um dos campos de refugiados, Steve ouviu um som de risadas de crianças em uma sala de aula improvisada. “Eu notei uma menina com esses olhos incríveis e soube imediatamente que esta era a única imagem que eu queria levar”, disse Steve.

2. Einstein mostrando a língua (1951) – Arthur Sasse

Em uma das fotos mais famosas do cientista, Albert Einstein saia da comemoração de seu aniversário de 72 anos, em Nova Jersey, quando posou para os cliques dos paparazzi, entre eles o do fotógrafo Arthur SasseEisten estava acompanhado de sua esposa, Marie Jeanette. A foto em questão consagrou o físico como o “cientista maluco”, mas teorias apontam que a pose foi um protesto antibomba atômica.

1. Abbey Road (1969) – Iain Macmillan

Há exatos 53 anos os integrantes dos Beatles atravessavam a rua Abbey Road, em Londres, e aquela faixa de pedestres jamais seria a mesma. Atendendo a ideia de Paul McCartney, o grupo contratou o fotógrafo escocês Iain Macmillan, que ficou conhecido mundialmente pelo famoso registro. Jhon Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”. Anos depois, a foto é tida como a mais famosa da história por diversos portais especializados.

FONTE: ITATIAIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *