As 10 escolas de samba de Corumbá entraram no ritmo dos tamborins para o Carnaval 2023 e apresentam os sambas-enredos que vão embalar as apresentações nos desfiles, dias 19 e 20 de fevereiro. Os sambas dão um toque especial na animação e gingado nos amantes da maior festa popular do país. As gravações em plataformas digitais, ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo.
Seguindo a ordem de desfile, no domingo de Carnaval, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá abre as apresentações com o samba-enredo: Kaô Cabecille – A Caprichosos saúda o grande Rei de Oyô o senhor da justiça, o Orixá do equilíbrio, Xangô, tendo como intérprete: Doum Guerreiro e compositores: Doum Guerreiro, Robinho da Caprichosos, Felipe Zizeu e Bonfim. Na produção, o responsável é Cesar Fadel.
Já a campeã em 2022, a Mocidade Independente da Nova Corumbá traz o samba-enredo: A Nova Corumbá vem expor o indivíduo criador da desigualdade, o verdadeiro monstro da sociedade. O intérprete é Alexandre Belo e os compositores: Jorginho Moreira / Rodrigo Cavanha / Sidney De Pilares, com produção: Victor Nascimento. A escola da Zona Sul, é a segunda a se apresentar na primeira noite de desfile.
Terceira escola da primeira noite de carnaval, a Império do Morro, tem o samba-enredo: História da Minha História e o intérprete é Nino Smith. Os compositores são Pedrão, Nino Smith e Adelmo Luiz. Pedrinho Fonseca fez a produção.
Em seguida a Marquês de Sapucaí, com o samba-enredo: Os Mistérios do Egito. O intérprete: Digão Audaz; compositores: Nego do Cavaco, Isaque do Nascimento e Sandro Nemer. A produção é de Rafael Prates.
E encerrando o desfile de 19 de fevereiro, a Acadêmicos do Pantanal, traz o samba-enredo: Será que seu signo combina com o meu? O intérprete é Juan Briggs, compositores: Ailson Picanço e Felipe Ursa Maior. A produção é de Rafael Prates.
Segunda noite de desfile das agremiações
Na segunda-feira, a primeira a se apresentar é a Estação Primeira, que trará o samba-enredo: Hoje tem alegria… Tem sim, senhor! Batam palmas que o Circo chegou! O intérprete é Jacopetti e os compositores, Ailson Picanço e Renan de Oriximiná. Produção: Victor Nascimento.
A Imperatriz Corumbaense seguirá homenageando personalidades e desta vez traz o samba-enredo: Dr. Hélio Mandetta – Uma verdadeira história de amor vivida pelo movimento humano. O intérprete é Thiago Brito, compositor: Luiz Loborão e BK da Viola. Produção: Rafael Prates.
A Major Gama traz o samba-enredo: Dourados, Portal do Mercosul: A cidade que é só felicidade! O intérprete: Leonardo Bessa. Os compositores: Dudu Botelho, Leonardo Bessa, Thiago Meiners, Franco Cava, na produção: Leonardo Bessa.
A Pesada tem o samba-enredo: São Cosme e São Damião, que a doçura e a inocência da criança invada nossos corações, sendo interpretado por Ito Melodia. Os compositores: César Uig, Marquinhos do Banjo e Gugu das Candongas. Produção: César Fadel.
Encerrando os desfiles em 2023, a Unidos da Vila Mamona, canta em seu samba-enredo: Aziss Iunes – Os mais doces versos que escrevi revelam a minha carta de amor pela cidade em que nasci. Interpretando a letra: Lucas Donato. Compositores: Lucas Donato e Alexandre Belo. Na produção: Victor Nascimento.
Para Victor Raphael de Almeida, presidente da Liesco, os sambas-enredos são lançados para que o público comece a se familiarizar com as letras.
“São vários dias para memorizar os sambas-enredos e até mesmo fazer o ranking dos melhores, estimulando as pessoas a irem também aos ensaios. Os sambas-enredos foram lançados também nas plataformas digitais, isso vai gerar ainda mais engajamento das pessoas com relação do carnaval, não só daqui, mas também de outras cidades, estados, que poderão acompanhar o samba-enredo das escolas. Quanto mais antecedência tivermos, mais serão ouvidos e estarão na boca do povo, para o grande dia das apresentações na Avenida”, falou Victor ao Diário Corumbaense.
Ouça os sambas do Carnaval de Corumbá 2022, de acordo com a sequência das apresentações:
FONTE: Diário Corumbaense.