Dourados recebe o Festival Nacional Paralímpico neste sábado
Dourados é uma das cidades escolhidas pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para sediar, neste sábado (24), etapa do Festival Nacional Paralímpico. O evento acontece no Clube Indaiá a partir de 8h, com a concentração dos participantes, e tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes, com e sem deficiência, a vivência em modalidades adaptadas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Nesta edição, o projeto do CPB deve contemplar cerca de 10 mil estudantes, entre 8 e 17 anos, em 107 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.
A Prefeitura de Dourados e a Associação Esportiva Dourados Paralímpico estão na organização local, com apoio de acadêmicos de Educação Física da Unigran Semipresencial, UFGD e a Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados. São esperados aproximadamente 170 alunos do município e de outras cidades da região como Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Douradina e Deodápolis, que participarão da ação com as modalidades de parabadminton, atletismo e futebol sete.
“Não é uma competição, é um experimento de modalidades esportivas paralímpicas. A cada ano, são escolhidas três diferentes”, explica a professora Mariza Araújo, uma das responsáveis pela organização. Segundo ela, o objetivo é oportunizar para as crianças com deficiência o experimento do esporte e para as crianças não deficientes a importância da inclusão.
Para a realização, trabalham na organização 60 voluntários. “É a equipe para atender e dar o suporte necessário para que o evento ocorra dentro da normalidade e da proposta que o CPB orienta”, conta Mariza. Para ela, a participação dos acadêmicos de Educação Física traz experiência, conhecimento e contribui para que as crianças desfrutem de momentos alegres e experimentem novas modalidades esportivas adaptadas.
O Festival já aconteceu em Dourados nos anos de 2018 e 2019. Em 2020 não aconteceu por causa da pandemia da Covid-19 e, no ano passado, foi realizado em Fátima do Sul. Mariza acredita que o evento deve repetir o sucesso dos anos anteriores, por isso a escolha pelo Clube Indaiá. “O local dispõe da estrutura adequada e necessária para sediar o Festival”, completa.
Fonte: Dourados Agora