Dourados registra o primeiro caso de varíola dos macacos
A cidade de Dourados registrou o primeiro caso de varíola dos macacos. Trata-se de um homem que está em tratamento domiciliar. A confirmação foi feita hoje pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que não deu mais detalhes do paciente.
AInda conforme a Secretaria, foi descartada a primeira morte pela doença por um sul-mato-grossense. Morador de Camapuã, ele foi transferido para Campo Grande onde morreu no sábado (6) e apresentava erupções na pele, sintoma comum da varíola.
A investigação foi feita por laboratório vinculado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que descartou o caso. O homem teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não resistiu.
Até o momento, apenas um óbito foi confirmado no Brasil, no fim de julho – um paciente de Uberlândia (MG). Mais de 2 mil casos da doença foram notificados em território brasileiro.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, o Estado não possui transmissão entre sul-mato-grossenses. Ou seja, todos os casos registrados tiveram contato com pacientes de fora. Até o momento, há 10 casos confirmados em MS.
Fonte: Dourados Agora