• sáb. nov 23rd, 2024

News Dourados

Site de Notícia e Mídia

Encontro Integrado da Vigilância analisa perspectiva da saúde do Trabalhador

ByNewsDourados

ago 5, 2022

Encontro Integrado da Vigilância analisa perspectiva da saúde do Trabalhador

Evento reuniu 135 pessoas, entre técnicos, enfermeiros, médicos e autoridades

O “Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde”, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde via Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador), reuniu 135 pessoas, entre técnicos, enfermeiros, médicos, autoridades, entre outros.

Criado em 2002, o Cerest teve intensa atuação na pandemia, tendo como grandes parceiros a Vigilância Sanitária (VISA), a Imunização, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Atenção Especializada, Atenção Primária e Saúde, MPT, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Forças de Segurança Pública e Rede de Urgência e Emergência.

O principal objetivo do encontro foi fomentar e trazer para a discussão o trabalho, o serviço da Vigilância em Saúde do Trabalhador para as demais redes de atenção à Saúde. Para consolidar essa intenção foram convidados, as equipes de atenção primária especializada e Rede de Urgência, para que todos compreendessem e se colocassem no papel de trabalhador e, dentro dessa função de protagonista da área da saúde.

De acordo com a enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, pode-se perceber que, de alguns anos para os dias de hoje, vê-se uma modificação dentro do processo da gestão pública.

“O movimento social, que é um dos grandes protagonistas da democratização, juntamente com a Saúde, já vem em busca de melhores condições de trabalho e de meio ambiente”, aponta.

Sobre a importância de realizar um evento desse porte, a diretora do Departamento em Vigilância em Saúde, Silvia Bosso, acredita que uma maior qualificação para a equipe, garante fluxos de atendimentos com maior clareza do trabalho de cada um e o fortalecimento desse eixo de saúde do trabalhador dentro do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O trabalho de vigilância em saúde do trabalhador é essencial dentro do SUS e cabe a nós da vigilância fortalecer o nosso trabalho através da equipe do Cerest para desenvolver junto com a Rede de Saúde, com os ambientes de trabalho dos trabalhadores e empregadores, uma rede de educação e saúde, promoção, prevenção de acidentes e assistência ao trabalhador acometido por algum agravo relacionado ao trabalho”.

A gerente do Cerest, Vanina Batista de Oliveira, considerou o encontro um sucesso. “A adesão da nossa macrorregião foi muito grande. Eu ressalvo o empenho de toda a equipe; o saldo do evento foi realmente muito positivo”.

Ela destacou ainda a presença de convidados e visitantes, como: a representante do Ministério da Saúde, enfermeira Marília Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena; o representante do Ministério Público do Trabalho, doutor Jeferson; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Genivaldo Dias da Silva.

“O encontro foi mesmo com o intuito de fazer essa articulação com as pontas da rede, apontando ainda a presença dos médicos da atenção básica, da especializada e diretores de equipe”, finaliza Vanina.

Fonte: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *