Após se garantir na final da Liga das Nações, França chegou a 369 pontos. Brasil está em terceiro com 360
Por Redação do Ge — Bolonha, Itália
Ainda na fase de classificação da Liga das Nações, a seleção brasileira masculina de vôlei já havia perdido a liderança do ranking mundial após 20 anos. Neste sábado, porém, com a vitória da França sobre a Itália na semifinal da competição, o time comandado por Renan Dal Zotto caiu mais uma posição na lista: está em terceiro agora, com 360 pontos.
Os franceses estavam empatados com os brasileiros com 360 pontos, atrás dos poloneses – que lideram com 377 pontos. Garantida na final da Liga das Nações, França soma agora 369, nove a mais que o Brasil.
O alerta vermelho foi acionado ainda na primeira fase da Liga das Nações, quando o Brasil jogava em casa e perdeu para a China pela primeira vez na história. Vale lembrar que os asiáticos foram convidados para disputar a competição no lugar da Rússia.
O ranking da Federação Internacional ganhou ainda mais importância na corrida olímpica para Paris 2024. Com a aprovação do Comitê Olímpico Internacional, a Federação Internacional de Vôlei diminuiu o número de Pré-Olímpicos, deu fim aos Pré-Olímpicos continentais e vai passar a adotar o ranking como sistema de corte. No fim, 12 seleções de cada naipe garantem a vaga olímpica. Por sediarem as Olimpíadas, franceses já estão garantidos na competição em ambos os naipes.
Os outros onze lugares serão preenchidos de duas formas. Seis seleções em cada gênero vão se classificar através de três torneios pré-olímpicos que serão realizados entre setembro e outubro de 2023. Antes, eram seis disputas classificatórias. As outras cinco vagas por gênero terão o ranking como base.
A FIVB vai levar em consideração as cinco seleções mais bem ranqueadas. Mas, para respeitar o princípio de universalidade das Olimpíadas, terão prioridade possíveis continentes que ainda não tenham nenhuma equipe classificada. A ordem, então, será a seguinte:
1)Seleções de continentes que ainda não se classificaram;
2)Times mais bem ranqueados que ainda não se classificaram.
Bruninho Brasil x Japão vôlei — Foto: FIVB
Após a derrota para os Estados Unidos e aliminação na Liga das Nações, Bruninho falou que é urgente que o time cresça e melhore para a disputa do Campeonato Mundial, mês que vem.
Confira o ranking mundial da FIVB
1-) Polônia – 377 pontos
2-) França – 369 pontos
3-) Brasil – 360 pontos
4-) Rússia – 352 pontos
5-) Estados Unidos – 344 pontos
6-) Itália – 340 pontos
7-) Argentina – 280 pontos
😎 Irã – 278 pontos
9-) Japão – 273 pontos
10-) Eslovênia – 259 pontos
Fonte: GE